Descrição "não técnica" dos principais itens tratados durante o processo de masterização:

Descrição "não técnica" dos principais itens tratados durante o processo de masterização:



NÍVEIS

As canções e os níveis do programa precisam ser ajustados para manter uma proporcionalidade de canção para canção.
Em uma mixagem, não podemos ultrapassar o zero digital. 
Se uma mixagem possui picos transientes (caixa da bateria, por exemplo) que ultrapassa o nível médio do programa, o volume geral pode parecer mais baixo, comparado com outras mixagens. 
Nossa masterização fará correções nos transientes usando um "read-ahead" digital limiter ou algumas vezes simplesmente redesenhando a forma de onda do pico com objetivo de elevar o volume geral da música. 



CARACTERÍSTICAS TONAIS (EQUALIZAÇÃO)

Enquanto a maioria das mixagens podem soar "matadoras", elas podem ser extremamemte melhoradas através de um cuidadoso ajuste de EQ (equalização).

Um problema comum na maioria das mixagens é o das freqüências mascaradas, que ocorre tanto em mixagens realizadas em casa quanto em mixagens realizadas em super estúdios.



COMPRESSÃO

A compressão é utilizada para estreitar a diferença entre o os sinais mais altos e mais baixos no material gravado.

Compressão não necessita ser utilizada a menos que haja um problema perceptível.

Por exemplo, se o ouvinte precisa subir o volume durante as partes mais baixas da canção, a compressão pode ser necessária. Podemos utilizar compressores analógicos ou fazê-la digitalmente. 



RUÍDO

O ruído é um grande inimigo. Nosso processo de masterização removerá ruídos indesejáveis no início e fim do seu material.
Quando ruídos do sistema podem ser percebidos mas não eliminados com equalização podemos utilizar um sistema de redução de ruídos inteligente.



DE-ESSING 

Apesar de ser um problema que deve ser resolvido na mixagem, a "sibilância" (ssssssss) pode ser reduzida utilizando-se uma compressão dependente de freqüência.



ADIÇÃO DE EFEITOS

Em algumas situações, a masterização pode ser um momento para se acrescentar efeitos de alta qualidade a uma gravação a qual o artista/produtor considerem muito "seca" ou deixando a desejar de alguma forma. Utilizado com bom senso este tipo de procedimento pode propiciar grandes resultados.

Alguns efeitos momentâneos podem ser desejados, um eco ou "delay" em uma pequena parte de uma parada da bateria ou em um solo de sax por exemplo.



EDIÇÃO

Muitos versos antes do refrão? O primeiro refrão está fraco comparado com os demais? Não há problema. Muitas vezes é possível copiar e/ou mover partes de uma canção. Fades in/out (entrada e saída) das canções podem ser realizadas com extrema precisão. A seqüência das canções no CD pode ser completamente diferente da ordem em que foram gravadas.



ISRC

Ao gerarmos o CD matriz, podemos incluir o ISRC, um código único que identifica sua música e é usado pelas emissoras de rádio. Dessa forma você poderá receber do ECAD pelos direitos de execução de sua música.



DDP

DDP é um formato padrão exigido por diversas fábricas de CD.

Deseja saber mais  sobre masterização ? baixe o livro ao lado 10 Passos para Transformar Sua masterização



Grande abraço, a todos que acompanha esse trabalho.


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