"Niveis corretos de gravação."

O home estúdio esta em alta

"Niveis corretos de gravação."


Nos sistemas analógicos o VUmeter, marcador de ponteiro, era uma referência para o técnico nivelar o sinal de entrada nos canais, mantendo-o, na média, em 0dBu.

Depois, com a chegada dos sistemas digitais, muitos confundiram ( e confundem até hoje) o 0dBu dos ponteirinhos, com odBfs (full scale) do sistema digital. 

Para abreviar e ser prático, o importante é saber que o 0dBu (do medidor de ponteiro) equivale ao -18dBfs do sistema digital.(Alguns sistemas usam -20dBfs)

Isso pode aumentará o ruído




Então, devemos ter o cuidado para o sinal não entrar muito baixo (aumentará o ruído) e também não muito alto (muito quente, como dizem), saturando e distorcendo (digitalmente, o que é horrível) o sinal sonoro de entrada.

Monitore para que o pico não ultrapasse os -6dBfs, e a média (RMS) mantenha-se em torno dos -18dBfs (entre o -12 e -24).

Lembrando que os Plugins também são projetados para trabalhar em níveis de sinal dentro dessa média; tirando melhor aproveitamento do processamento do áudio.




Se gostou da publicação deixe um bom comentário isso ajuda o blog a ir ainda mais longe.






veja nosso artigo sobre o melhor editor de áudio para 2023 clicando na parte azul desse texto.




 O plugin agora esta como bônus para quem adquirir o ebook "O processo único de masterização usado na master de  Smooth Criminal de Michael Jackson" Clique 👇👇 












Comentários

  1. poxa ótimo conteúdo, eu vim correndo para ver rsrsr, graças a Deus eu tenho feito certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. amém irmão por saber que esta no caminho.

      Excluir
  2. Esse conteúdo realmente tem ajudado muitas pessoas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua duvida ou indicação de conteúdo aqui